5 ideias com passo-a-passo para Tirar Fotos com Luzes de Natal

5 ideias com passo-a-passo para tirar fotos com luzes de Natal – Bokeh

Luzes de Natal! Tudo a ver com Bokeh!

A cidade já está com muitas luzes de Natal, e quem não gosta disso? Eu particularmente adoro ver as luzes de Natal! E por que não aproveitarmos para tirar fotos com elas?

Trago aqui 5 ideias criativas com passo-a-passo para você aproveitar as luzes de Natal para tirar fotos incríveis!

1- Retrato com Bokeh

Retrato com Bokeh

Exposição 1/50 seg em f/1.8 ISO 320

Antes de mais nada, o que é Bokeh? Bokeh é quando o fundo da foto fica desfocado… E quando há pontos de luz nesse fundo, esses pontos de luz aumentam de tamanho e a fotografia fica muito bela!

Definição completa de Bokeh no Wikipedia

Você pode aproveitar para tirar uma foto assim quando há bastante luzes de Natal no fundo, por exemplo numa árvore de Natal num shopping, ou uma decoração de Natal na rua…

Basta utilizar a técnica de focar o assunto principal no primeiro plano e desfocar o fundo. Eu escrevi um post explicando como se faz isso com qualquer tipo de câmera, para lembrar é só clicar neste link:
http://fotografarbem.com.br/como-tirar-foto-com-fundo-desfocado/

Nesta foto eu pendurei umas luzes de Natal ao fundo (que paguei R$ 6,00 numa loja de shopping) e deixei meu modelo (hoje é um elefante!) no primeiro plano. Note que o elefante está mais iluminado que o fundo.. essa luz estava entrando por uma janela, e deixei o fundo um pouco mais escuro para as luzes de Natal ficarem mais fortes..

Para facilitar a desfocar o fundo, utilizei uma lente 50mm fixa, com abertura máxima de f/1.8 e trabalhei sempre nesta abertura máxima.

Outro exemplo de Retrato com Bokeh:
Retrato com Bokeh 2

Exposição 1/50 seg em f/1.8 ISO 320

Making Of:

Retrato com Bokeh - Making Of
Nesta foto do Making Of que tirei pelo celular dá pra ver as luzes de Natal penduradas ao fundo, e dá pra perceber que se todos os planos estiverem focados, não há bokeh, e consequentemente não há a menor graça na foto… 😛

Passo-a-passo de Retrato com Bokeh:
1- Para facilitar utilize uma lente com uma abertura grande;
2- Deixe a pessoa retratada um pouco distante das luzes de Natal;
3- Foque na pessoa que está no primeiro plano e fotometre;
4- Dispare e está pronto o Retrato com Bokeh!

2- Retrato com Bokeh em Formatos Diversos

Retrato com Bokeh Estrela

Exposição 1/80 seg em f/1.8 ISO 1600

Se você quiser variar um pouco as fotos com bokeh, dá para alterar o formato que as luzes ficam ao fundo! Direto da câmera, sem Photoshop ou pós-produção!

Quando os pontos de luz aumentam de tamanho quando desfocamos o fundo, eles pegam o formato da abertura da lente, que normalmente é em formato de círculo, por isso que ficam parecendo umas bolas.

Veja também: O Curso Master de Fotografia e Pós-processamento do Cara da Foto é bom? Por que é sucesso de vendas logo no lançamento? Leia minha Opinião!

Então se a gente deixar a lente em uma abertura grande, e colocar uma “tampa” na frente com um buraco em formato de estrela por exemplo, os pontos de luz do bokeh ficarão neste formato.. Essa “tampa” pode ser também uma cartolina preta recortada e presa na frente da lente.

É meio difícil acreditar que é só colocar uma “tampinha” com recorte na frente da lente que o resultado fica desse jeito, mas é só tentar e ver que funciona! É bem legal!

Making Of:

Kit Bokeh

Para fazer esta foto eu utilizei um kit de Bokeh (que comprei na Black Friday! ehe..). Neste kit veio “tampinhas” para colocar na frente da lente com diversos formatos.. eu escolhi a estrela pois achei que combinaria mais.

Passo-a-passo de Retrato com Bokeh em Formatos Diversos:
1- Para facilitar utilize uma lente com uma abertura grande;
2- Coloque uma “tampa” com um buraco no formato desejado na frente da lente;
3- Deixe a pessoa retratada um pouco distante das luzes de Natal;
4- Foque na pessoa que está no primeiro plano e fotometre;
5- Dispare e está pronto o Retrato com Bokeh em Formatos Diversos!

3- Luzes de Natal com Efeito de Brilho

Luzes Brilhantes

Exposição 25 seg em f/22 ISO 200

Que tal deixar as luzes de Natal com um aspecto de brilho, parecendo que está cintilando? É possível fazer isso direto da câmera também!

Para isso, basta deixar o diafragma da lente bem fechadinho (nesta foto utilizei f/22) e para compensar a pouca luz que entra pela lente basta deixar a exposição bem lenta (utilizei 20 segundos). A aparência do “brilho” se dá por causa da construção das lâminas da lente, que ao fechar bastante o diafragma, não se consegue formar um círculo perfeito.. (ainda bem que é assim, daí dá pra fazer a foto desse jeito! hehe..).

Esta técnica é ótima para tirar fotos de decorações de Natal bonitinhas com luzes! Mas não muito recomendada para fotos com pessoas, já que a exposição é bem lenta, e a pessoa teria que ficar parada por um bom tempo para não borrar a foto…

Passo-a-passo de Luzes de Natal com Efeito de Brilho:
1- Neste caso você pode usar qualquer lente que tiver;
2- Selecione uma abertura de diafragma bem pequeno (por exemplo f/22);
3- Selecione um ISO baixo, pois compensaremos a quantidade de luz com uma velocidade lenta do obturador;
4- Fotometre selecionando um tempo de disparo bem lento;
5- Dispare e estão prontas as Luzes de Natal com Efeito de Brilho!

4- Bokeh com a Luz na Frente

Retrato com Bokeh na Frente

Exposição 1/50 seg em f/1.8 ISO 800

Para muitas pessoas bokeh já não é novidade… mas uma técnica que não se fala muito por aí é utilizar o desfoque das luzes no primeiro plano, e não no plano de fundo…

Veja também: Qual Curso de Fotografia Vale a Pena Fazer

Deixa eu explicar: Nesta foto deixei os modelos (cachorro e elefante) no segundo plano, e no primeiro plano deixei penduradas as luzes de Natal… Utilizei a lente 50mm em f/1.8 e cravei o foco nos modelos. Como o diafragma estava bem aberto (f/1.8), as luzes de Natal que estavam entre os modelos e eu foram desfocadas, e os pontos de luz aumentaram de tamanho.. O efeito que dá é bem legal!

Making Of:

Retrato com Bokeh na frente - Making Of

Com esta foto feita pelo celular fica claro que as luzes de Natal estavam entre os modelos e a câmera.. parece que não vai dar certo, pois as luzes de Natal ficam “atrapalhando”.. mas o desfoque é tão intenso que quase não dá para perceber o cordão das luzes de Natal..

Passo-a-passo de Bokeh com a Luz na Frente:
1- Para facilitar utilize uma lente com uma abertura grande;
2- Posicione as luzes de Natal entre o modelo e a câmera (posicione as luzes de Natal de uma maneira que nenhuma luz fique bem em frente dos olhos do modelo – um pouquinho pro lado já basta);
3- Crave o foco no modelo * e fotometre;
4- Dispare e está pronto o Bokeh com a Luz na Frente!

* talvez você encontre dificuldade em focar o modelo com foco automático, já que há coisas entre o modelo e a câmera, e nestes casos o foco automático tende a focar o objeto que estiver mais perto. Para contornar o problema você pode utilizar o foco manual, ou deixar o foco automático em pontual, daí fica mais fácil para mirar o foco entre os cordões e as luzes de Natal.

5- Bokeh com algum objeto

Bokeh com Objeto

Exposição 1/50 seg em f/2.8 ISO 1600

Dominando as técnicas das 4 dicas acima, você conseguirá tirar muitas fotos diferentes utilizando as luzes de Natal! Basta usar a criatividade! 😉

E brincar com Bokeh com algum objeto fica muito mais fácil, pois você pode posicionar o objeto da maneira que você quiser, com a velocidade de exposição que desejar!

Making Of:

Bokeh com Objeto - Making Of
Fiz questão de colocar essa foto do Making Of feita pelo celular para mostrar o que é possível fazer com uma câmera em modo manual..

Bom, é isso! Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos! (Para compartilhar no Facebook basta clicar no quadradinho azul com o símbolo do Facebook abaixo!) E bora tirar fotos com as luzes de Natal!

Tirar fotos com Luzes de Natal. Resenha feita por CelMag em . 5 técnicas incríveis! É possível tirar fotos muito criativas com luzes de Natal. Classificação: 5

Comentários

6 comentários em “5 ideias com passo-a-passo para tirar fotos com luzes de Natal – Bokeh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.