Lente Canon EF 50mm f1.8 STM tecnologia STM

Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM – Nova Lente Cinquentinha

Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM – A Nova Popular Lente Cinquentinha

Você deve estar pensando: “Mas que sopa de letrinhas é essa?”.. Se você não está familiarizado com essas siglas malucas que os fabricantes batizam suas lentes (ou objetivas), tudo bem! Vou tentar explicar de forma simples agora:

Olha só como é a vida, eu estava escrevendo um artigo da Série: “Qual lente comprar?”, e naturalmente estava falando sobre a lente de distância focal fixa 50 mm. Acontece que o que era bom para os usuários Canon agora vai ficar melhor! Confira agora porquê:

Lançamento da Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM vs. EF 50mm f/1.8 II

A novidade é que a Canon está prestes a lançar a versão STM da querida lente cinquentinha, paixão nacional.

Lente Canon EF 50mm f1.8 STM vs EF 50mm f1.8 II
Lente Canon EF 50mm f1.8 STM vs EF 50mm f1.8 II

E o que significa a sigla STM? As lentes Canon com a sigla STM (stepping motor ou motor de passo) possuem um motor incorporado que é capaz de fazer um auto-foco rápido, suave, e muito silencioso. Esta tecnologia é compatível com as câmeras EOS que possuem modo de filmagem com modo Move Servo AF, que fazem o foco durante o “live view”, vista pela tela. Além de ser rápido, o auto-foco promete não “passar do ponto” e depois voltar.

Mas a vantagem não está só em filmar, pois será muito melhor tirar fotos com auto-foco mais rápido (e silencioso).

Comparando com as lentes “não STM”, inclusive a cinquentinha antecessora (EF 50mm f/1.8 II), o auto-foco não era tão rápido, e era um pouco barulhenta (dava para ouvir a lente fazendo o auto-foco). Às vezes o auto-foco passava do ponto e precisava voltar um pouquinho.

Pra melhorar ainda mais, esta nova Objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STM, virá com anel de montagem de metal (a anterior era de plástico), trazendo maior durabilidade para a lente.

Data de Lançamento

A data prevista de lançamento desta belezinha está prevista para o dia 21 de maio de 2015 nos Estados Unidos, com possibilidade de fazer um pedido de pré-venda pelos sites B&H Photo e Adorama.

Preço

Mas e o preço da cinquentinha??? É claro, com tanta novidade você deve estar pensando: Pronto, com tanta novidade, o que era bom da cinquentinha que era o preço, com esta nova lente acabou o atrativo…

Eu pensei assim como você, e felizmente estávamos enganados! O preço de pré-venda é de $125.00 dólares, o mesmo preço da anterior! Ah muleke!

Por que vale a pena?

Bom, se você já tem uma Cinquentinha, já sabe o que ela é capaz de fazer… E com essas novidades, você pode pensar em vender a sua e fazer um upgrade talvez… ou partir logo para uma f1.4..

Se você não tem uma Cinquentinha, ou só tem a lente do kit e deseja comprar uma lente nova para fazer umas fotos diferentes, a minha sugestão é comprar esta nova Canon EF 50mm f1.8 STM.

Por ter abertura f1.8 (que é uma grande abertura comparando com a lente do kit, geralmente com abertura máxima de f3.5), é muito mais fácil conseguir fazer aquelas fotos com o fundo desfocado, ótima para fazer fotos de retrato.

Esta lente é perfeita para aplicar o que foi ensinado no artigo “Como tirar foto com fundo desfocado”.

A lente possui distância focal fixa de 50mm, o que significa que não tem zoom, e isso fará com que você aprimore seu enquadramento, pois fará com que você tenha que andar para frente, para trás, se abaixar e se desdobrar para conseguir o melhor enquadramento… Você deixará de ser um “fotógrafo preguiçoso”!

A utilização dela é amplamente ensinada no Curso de Fotografia Ponta-a-Ponta, escrevi um artigo sobre este curso, basta clicar aqui para ler.

E por fim, preço dela é de entrada, comparando com demais lentes.

Atualização: colocamos um vídeo mostrando a diferença da lente nova com a lente “velha”:

Teste de uma amostra da lente

A Canon fez um evento para mostrar a nova lente e chamou umas pessoas para testarem. O pessoal da CTRL.lv testou e fez um vídeo comparando a lente nova e a lente “velha”, mostrando uma diferença grande do barulho ao fazer o auto-foco, confira o vídeo:

Essa diferença de barulho é muito relevante para quem faz vídeos! (usando a “antiga”, o barulho de impressora velha aparece no vídeo…).

Conclusão

Se você conhece alguém que possa trazer para você dos Estados Unidos esta belezinha que é a Lente Canon EF 50mm f1.8 STM, aproveite!

Não sei se este preço de pré-venda vai mudar depois, então aproveite!

Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM. Resenha feita por CelMag em . Avaliação da nova lente de 50mm STM Canon. Lente ótima para fazer retratos, agora com STM, auto-foco rápido e silencioso. Classificação: 5

Comentários

3 comentários em “Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM – Nova Lente Cinquentinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.