qual curso de fotografia vale a pena fazer

Qual Curso de Fotografia Vale a Pena Fazer

Qual Curso de Fotografia Vale a Pena Fazer?

Estou escrevendo uma série de artigos voltados para as dúvidas dos leitores, e uma das perguntas que sempre ouço é: “Qual Curso de Fotografia vale a pena fazer?” Então vamos lá…

Leia este artigo até o final e você irá descobrir:
qual é o curso de fotografia mais indicado para você
quanto você deve gastar em um curso
onde fazer curso de fotografia
os cursos que eu indico

Bom, a primeira coisa que precisamos saber é qual o seu nível de conhecimento sobre fotografia. Podemos “classificar” o conhecimento das pessoas entre 2 grupos:

Grupo 1- “Comprei minha câmera e só sei usar no automático”, ou as pré-configurações automáticas (cenas), ex: Esporte, Fogos de Artifício, Noturno, etc.

Grupo 2- Demais pessoas, que conseguem dominar a configuração manual da câmera.

Atualização
Grupo 3- Amantes da fotografia, em qualquer nível, que queira melhorar muito a qualidade das fotos (pacote completo). Leia mais abaixo a atualização do post!

“Eu uso o automático mesmo…”

Se você se enquadra no Grupo 1, eu recomendo fortemente que você faça um curso de fotografia básico, (o mais rápido possível pois você pode estar perdendo fotos lindas!), que tenha na programação no mínimo o domínio das configurações manuais da câmera. Ao final deste curso de fotografia básico é fundamental que você domine os conceitos de Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e ISO.

Isso é o mínimo. Ainda no curso de fotografia básico poderá ser falado sobre regras de enquadramento, tipos de câmera, exemplos de fotografias de fotógrafos famosos para inspiração, etc.

– Veja também: Aprenda a fazer Bokeh com luzinhas de Natal!

A quantidade de informação que você absorverá neste curso de fotografia básico é grande, pois no começo há muita coisa para aprender, mesmo no básico.

Há muitos cursos de fotografia básicos por aí, portanto eu acho que a escolha deve ser bem feita. Ao mesmo tempo, acho que você não deve gastar muito neste curso de fotografia básico. Deixe para gastar mais nos cursos mais avançados.

“OK, tenho que escolher direito e não gastar muito.. e agora?” Bom, um critério que acho que é bom para ser analisado é se a didática do curso é legal ou é chata.. Digo isso porque talvez você se assuste com as nomenclaturas no começo, e se o professor/apostila/vídeo for chato, você vai dormir na primeira aula.. e não é isso que queremos né!? Se o curso for presencial, o professor tem que ser bom e conseguir prender a atenção dos alunos. Se o curso for em vídeo-aulas, o professor tem que ser divertido e conhecer do que está falando pra você não babar em cima do teclado! Além disso, o curso de fotografia básico tem que ser barato.

Um curso de fotografia básico que se encaixa nesses critérios, que inclusive é um dos que eu escolhi (eu comprei o curso e gostei), é o Introdução à Fotografia Digital, do Cara da Foto. Se você quiser dar uma olhada, vale a pena, pois:
– o instrutor é um barato, muito divertido.. A didática é muito boa e você não vai dormir sentado;
– ele sabe muito bem do que está falando;
– o preço é muito convidativo, na época acho que paguei R$ 97,00;
– o conteúdo é o que você precisa;
– os exemplos são show, eles gravaram as aulas em lugares externos lindos de morrer, todos fora do Brasil.

Portanto essa é uma boa opção se você não quer mais usar a câmera só no automático e começar a ter controle sobre o resultado das suas fotos! Para saber mais sobre este curso, veja este vídeo explicando, clique aqui.




Banner do Curso Introdução à Fotografia Digital do Cara da Foto

“Já domino a minha câmera a quero me aperfeiçoar mais”

Se você já manja bem de fotometria manual e quer se aperfeiçoar, você precisa buscar os cursos de fotografia intermediários e avançados.

Estes cursos já são mais voltados para o que você quer, são mais especializados. Por exemplo, Curso de Fotografia de Casamentos, Curso de Fotografia de Retratos, Curso de Fotografia de Recém-Nascidos (Newborn)… Daí vai depender o que você quer aprender e se você vai querer trabalhar com isso…

Um exemplo de site que tem cursos específicos é o site da eduK. Em um artigo anterior eu comentei sobre o site eduK e expliquei direitinho como funciona o site, mas resumindo, eles convidam um expert em cada assunto específico para dar aula. Eles fazem duas transmissões de graça (uma ao vivo e outra em forma de reprise no dia seguinte), e se você quiser ter o direito de ver a gravação quantas vezes quiser, precisa pagar um valor, baixo e bem justo. Para entender melhor como funciona este site, clique aqui para ler o artigo que escrevi. Na eduK você encontrará diversos cursos bem específicos.. com certeza você achará algum que você queira fazer…

Mas daí você pode falar: “Ah, mas eu não vou trabalhar com fotografia.. eu só quero melhorar a qualidade das minhas fotos!”.. Bom, neste caso, um curso de fotografia que pode ser bacana pra você é o Curso de Fotografia Ponta-a-Ponta, também do Cara da Foto.. Atualização: Ou melhor ainda, o Curso Master de Fotografia e Pós-processamento que falo mais abaixo..

Neste Curso de Fotografia Ponta-a-Ponta você aprenderá não só a aprimorar a capturar a foto, mas também aprenderá como tratá-la na pós-produção..

Se você ama fotografia e tirar fotos, se você quer tirar fotos 3x melhores e mais impactantes, se você não quer se entediar com manuais técnicos sobre o assunto, se você gosta de aprender as coisas na prática, este curso é para você!

Na página dos detalhes do curso há um Trailer mostrando de forma rápida o que há no curso. Vale muito a pena ver, você vai se empolgar. Confira clicando aqui.

Obs: Aproveite a promoção que eles estão dando, não sei até quando que vai durar!




Banner do Curso de Fotografia Ponta-a-Ponta do Cara da Foto

Atualização:
Curso Master de Fotografia e Pós-processamento
O pessoal do site Cara da Foto lançou o seu mais novo curso, que promete ser um diferencial no mercado. Resumindo, ele abrange todos os níveis de fotógrafos amadores aos profissionais, e ensina de um jeito bem diferente, que chamo de Reality Show da Fotografia. Inclusive um dos brindes que eles dão é o curso Introdução à Fotografia Digital que comentei lá em cima.

Escrevi um post específico falando deste curso, para ler clique aqui.
Se quiser ver o site oficial do Curso Master de Fotografia e Pós-Processamento, clique aqui.


Curso Master de Fotografia e Pós-processamento

Banner do Curso Master de Fotografia e Pós-processamento

“Mas tem mais alguma opção?”

É claro que tem! Um outro curso bem bacana online é do fotógrafo super descolado Allan Elly, o Curso Uso Criativo da Luz. Nesse curso online ele ensina a utilizar a luz de forma criativa e promete ensinar tudo o que sabe sobre Luz.

Eu indico este curso para quem já manja bem de utilizar a câmera em modo manual, mas mesmo assim ele dá uma nivelada nos alunos dando uma abordagem sobre os conceitos básicos da fotografia.

Ele disponibilizou de forma gratuita a Aula 1, de 40 minutos, para ver se você gosta. Vale a pena conferir! (Quando eu vi pela primeira vez eu pensei: “Vixi Maria, esse cara manja muito!”) Se quiser dar uma olhada, clique aqui.

No final do curso ele disponibiliza um Certificado digital.

A vantagem de ser um curso online é que você poderá ver o vídeo quantas vezes quiser e quando quiser.
Para quem quer trabalhar com Fotografia de Casamento, ou de Casais (pre-wedding, trash the dress, etc), esse curso é obrigatório na minha opinião.

Eu fiz um videozinho bem rápido listando os principais tópicos do Curso Uso Criativo da Luz, dá uma olhada:

Principais Tópicos do Curso Uso Criativo da Luz

Para ver mais detalhes do Curso Uso Criativo da Luz, clique aqui.




Banner do Curso Uso Criativo da Luz

Uma coisa que esqueci de dizer e que não poderia deixar passar.. Esses 3 cursos que eu indiquei, o Básico e o Intermediário do Cara da Foto, e o Curso Uso Criativo da Luz do Allan Elly, possuem 30 dias de Garantia Total! Isso significa que se você não gostar do curso, ou se arrepender de ter comprado o curso por qualquer motivo, você tem 30 dias para entrar em contato com eles e eles devolvem 100% do dinheiro que você investiu! Ou seja, literalmente não custa nada experimentar os cursos! Vale muito a pena!

O que você está esperando!? Acelere seus aprendizados com algum destes cursos!

Curso de Fotografia Online. Resenha feita por CelMag em . Indicação de Cursos de Fotografia que valem a pena. O Cara da Foto e Allan Elly são ótimos produtores de cursos online de fotografia. Classificação: 5

Comentários

9 comentários em “Qual Curso de Fotografia Vale a Pena Fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.