Tampa do visor viewfinder - capa

Tampa do Visor Viewfinder

Tampa do Visor Viewfinder? O que é isso??

Você sabe pra que serve esse pedaço de borracha que fica na cordinha da sua câmera? Isso é o que eu chamo de tampa do visor viewfinder da câmera!

Tampa do visor viewfinder - cordinha detalhe
Visão geral da cordinha com a tampa do visor viewfinder

“Visor” ou “Viewfinder” é aquele buraquinho por onde você olha para tirar a foto:

Tampa do visor viewfinder - visor viewfinder
Visor ou Viewfinder da câmera

Aqui vou chamar de “visor viewfinder” para facilitar.

Mas então, para que eu vou querer tampar o visor fiewfinder da câmera? Como eu faço para usar esse bendito pedaço de borracha que na realidade é a tampa do visor viewfinder?

Bom, primeiro vou explicar para quê você vai querer usar isso. Depois eu explico como encaixá-lo.

Pra que serve a tampa do Visor Viewfinder

Numa situação em que o ambiente estiver muito escuro, e você quiser fazer uma foto com longa exposição… Neste caso, qualquer fonte de luz que entrar na câmera será capturado pelo sensor da câmera, já que o obturador estará aberto por bastante tempo.

Um exemplo de foto com longa exposição é uma foto dessas:

Tampa do visor viewfinder - foto noturna
Exemplo de foto noturna com longa exposição

Como o obturador fica aberto por bastante tempo e o ambiente é muito escuro, uma forma de fazer com que as luzes sejam capturadas pelo sensor é aumentar o ISO. E uma consequência disso é que o sensor vai capturar mais facilmente as luzes que a gente quer (no caso as estrelas) e também alguma luz indesejável, estragando a foto. Como normalmente o visor viewfinder fica sempre “aberto”, porque não dá para fechá-lo, inventaram essa tampa do visor viewfinder para você encaixar e não deixar que nenhuma luz que esteja atrás da câmera entre e estrague a foto.

Veja também: Qual Curso de Fotografia Vale a Pena Fazer

Mas veja, isso é um detalhe para quem quer chegar perto da perfeição… ou seja, para nós mesmos que adoramos uma foto bem tirada!

Agora vamos ver como se faz para encaixar a tampa do visor viewfinder..

Como se encaixa a tampa do Visor Viewfinder

Primeiro precisamos tirar essa peça, onde encostamos nossa pálpebra para olhar através do visor viewfinder. É só puxar para cima que ela sai, ela é só encaixada:

Tampa do visor viewfinder - peça
Detalhe da peça que você precisa tirar para colocar a tampa do visor viewfinder

E no lugar desta peça a gente encaixa, do mesmo jeito, de cima para baixo, a tampa do visor fiewfinder! Nem precisa tirar da cordinha da câmera, veja só:

Tampa do visor viewfinder - traseira
Detalhe da tampa do visor viewfinder encaixado na câmera

Agora você deve estar se perguntando: E como eu vou olhar para poder enquadrar, focar e tirar a foto??? Bom, nesses casos, o mais indicado é você usar a opção de visualização pelo “liveview”.

Gostou da dica? Você acha que vai usar a tampa do visor viewfinder? Conte-nos sua história!

Tampa do visor viewfinder da câmera. Resenha feita por CelMag em . Pra que usar a tampa do viewfinder e como encaixar. Classificação: 5

Comentários

4 comentários em “Tampa do Visor Viewfinder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.